FAQ - DÚVIDAS FREQUENTES


É a atividade regida pela lei mais fundamental do mercado: a da oferta e procura. É uma técnica de venda dinâmica, transparente, cercada de garantias para o vendedor e comprador. Trata-se de uma venda pública, na qual vence quem ofertar o maior lance acima do valor mínimo estipulado.

Apenas os leiloeiros oficiais. A profissão do leiloeiro é regida pelo Decreto Lei nº 21.981, de 19 de outubro de 1932.

Não, o leiloeiro não vende bem próprio em leilão. Ele é apenas mandatário do comitente vendedor. São os proprietários e, portanto, vendedores que autorizam o leiloeiro a proceder à venda em leilão. O leilão é somente um mecanismo que viabiliza a compra e venda de bens entre o comitente vendedor e o arrematante comprador.

Os bens provêm de Seguradora.

De forma nenhuma, porque o leiloeiro é proibido de exercer o comércio.

O leiloeiro irá ler as condições de venda descritas no catálogo, as quais deverão ser acompanhadas por todos os compradores. Em seguida, os lotes em leilão serão anunciados um a um. Assim que o lote de seu interesse for anunciado, levante a mão para dar um lance. Caso existam mais pessoas interessadas no mesmo lote, inicia-se uma disputa para decidir quem dará o maior lance. Os usuários online que estiverem participando do leilão concorrerão em tempo real com os demais.

Todas as pessoas físicas e jurídicas.

É muito simples! Para participar no nosso auditório, basta estar munido de documento de identificação com foto. Para participar pela Internet, é preciso preencher o cadastro online no site do LEILÃO CESVI BRASIL, enviar a documentação solicitada e aguardar a liberação do cadastro.

A agenda completa dos leilões está disponível no site do LEILÃO CESVI BRASIL, no endereço http://leiloes.cesvibrasil.com.br. Os leilões também são divulgados todas as terças-feiras no jornal Gazeta de São Paulo.

As Condições de Venda constam de um edital e estão disponíveis no site do LEILÃO CESVI BRASIL. Também são impressas nos catálogos distribuídos nos leilões e lidas em voz alta pelo leiloeiro no início de cada leilão.

Sim, a visitação é aberta ao público, sendo sempre no dia anterior à data do leilão, a partir das 14h até as 17h, e/ou no dia do leilão a partir das 8h30.

Porque os bens em leilão são vendidos no estado em que se encontram e de acordo com as Condições de Venda, não dando margem a reclamações posteriores.

Os veículos disponíveis para leilão são classificados como “lote”, sendo numerados e leiloados individualmente por ordem crescente.

É o valor ofertado pelo interessado em um lote que está sendo leiloado.

É o menor preço para que um determinado lote seja vendido. Se o Lance Mínimo não for atingido, poderá ser recebido um Lance Condicional, que será levado à apreciação do comitente.

É o termo utilizado quando o maior lance ofertado por um bem não atingir o valor mínimo de venda exigido pelo seu vendedor, sendo neste caso o lance submetido ao comitente que poderá, ou não, aceitá-lo.

Basta aguardar o retorno autorizado pelo comitente. O Lance Condicional será levado à apreciação do vendedor, após recebermos a resposta, entraremos em contato.

Não é possível desistir do Lance Condicional antes do retorno do comitente. Caso o comitente reprove o Lance Condicional, o participante estará liberado do lance.

O Lance Automático é uma informação sigilosa, a que nem mesmo o leiloeiro tem acesso e o lance já fica armazenado em nossos servidores, livre de possíveis atrasos.

No cadastramento de um Lance Automático, há uma opção de Lance Bônus, para os casos de empate de valores. Basta selecionar a opção do Lance Bônus, para que o seu lance sobreponha o lance que foi dado do mesmo valor.

Todo veículo em leilão, cuja origem é de um sinistro, proveniente de seguradoras, é definido como sinistrado (Portaria 1183 de 18/08/2003? DETRAN).

Sim. Os lances online serão concretizados no ato de sua captação pelo provedor e não no ato da emissão pelo participante. Assim, diante das diferentes velocidades nas transmissões de dados, dependentes de uma série de fatores alheios ao controle pelo provedor, o leiloeiro e os comitentes (proprietários dos bens) não se responsabilizam por lances ofertados que não sejam recebidos antes do fechamento do lote.

Após recebimento dos documentos para cadastro, a seguradora poderá fazer a liberação em até 48 horas. Assim que o lote for liberado, caso o arrematante e/ou comprador final possua e-mail cadastrado em nosso sistema, será encaminhado um e-mail automático de confirmação de liberação.

Serão 7 dias corridos a contar da data do leilão. O horário de retirada dos veículos do pátio é sempre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, exceto feriados.

É o valor cobrado por dia pelo veículo que fica no pátio depois da data limite para retirada. Será cobrado o valor de R$ 100,00 por dia.

RETIRADA PELO COMPRADOR ·Documento do comprador, contendo o número do RG/CPF; RETIRADA POR TERCEIRO · Autorização ou Procuração autenticada em cartório pelo comprador; · Documento do retirante, contendo o número do RG/CPF; Obs.: Os modelos de documentos (autorização e procuração) estão disponíveis no site http://leiloes.cesvibrasil.com.br/ na aba “MODELO DE DOCUMENTOS”.

O prazo da documentação é de 30 dias úteis após o leilão.

RETIRADA PELO COMPRADOR · Cópia da Nota de Venda original; · Cópia do comprovante de endereço; ·Documento do comprador, contendo o número do RG/CPF; RETIRADA POR TERCEIRO ·Cópia da Nota de Venda original; · Cópia do comprovante de endereço; · Autorização ou Procuração autenticada em cartório pelo comprador; Obs.: Os modelos de documentos (autorização e procuração) estão disponíveis no site http://leiloes.cesvibrasil.com.br/ na aba “MODELO DE DOCUMENTOS”.

A Central de Atendimento telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Os endereços de e-mails atendimento.leiloes@cesvibrasil.com.br e documento.leiloes@cesvibrasil.com.br também estão à disposição para dúvidas e solicitações em geral.